
Os bancos já concederam 3,784 mil milhões de euros para crédito à habitação nos primeiros cinco meses deste ano. Só em Maio foram 815 milhões de euros.
Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal revela que na rede CENTURY 21 o número de transacções com recurso de Crédito à Habitação ainda é inferior a 60% das suas operações e com um financiamento médio inferior a 70% do valor do imóvel. “São um indicador de que o mercado ainda está bastante saudável e há espaço para uma evolução positiva do número e volume de Crédito à Habitação concedido em Portugal.
De acordo com o Banco de Portugal (BdP) o valor emprestado pelos bancos em Maio volta assim a subir, depois de uma quebra em Abril, mês em que foram concedidos um total de 783 milhões de euros a particulares para a compra de casa.
Os dados do BdP apontam ainda que “os volumes de novas operações para habitação, consumo e outros fins totalizaram, respectivamente, 815 milhões de euros, 429 milhões de euros (máximo desde Junho de 2006) e 162 milhões de euros”.